Dicas para uma
alimentação Saudável

Por: Dra. Vanessa Spada Parzianello

Nas últimas décadas, a obesidade tem se tornado um dos principais problemas de saúde pública, principalmente entre as crianças e adolescentes.
Este é um fato preocupante, uma vez que a obesidade normalmente está associada a algumas alterações metabólicas, tais como hipertensão, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos aumentados), hiperinsulinemia, diabetes tipo II.

A escolha de alimentos inadequados para compor a dieta é responsável por este alto índice de obesidade.

A chave para ter uma dieta saudável é buscar uma abordagem balanceada dos alimentos. Para isto temos como um bom guia , a Pirâmide dos alimentos, que sofreu algumas modificações.
O Guia da Pirâmide Alimentar do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), publicado em 1992, recomendava às pessoas que evitassem o consumo de gorduras e óleos, mas que comessem bastante alimentos ricos em carboidratos, como pães, cereais em flocos, arroz e massas (6 a 11 porções diárias). A Pirâmide também recomendava quantidades generosas de verduras, legumes, frutas e laticínios, e pelo menos duas porções diárias do grupo das carnes e feijões, que incluía a carne vermelha ao lado das aves, peixes, nozes/castanhas e ovos.


 
 

 
       
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